Feliz Ano Novo !!!!!!!!

Feliz Ano Novo... Agradeço a todos leitores que contribuem para minha evolução... Desejo que Deus ilumine seus caminhos, com muita paz, harmonia, felicidade, saúde e sucesso... Feliz Ano Novo... Que sua estrela brilhe ainda mais no próximo ano... Que nossos trabalhos sejam destaque... Que nossa evolução seja linear crescente.... Abraços... Tharso José Foletto Blasckesi Mensagens Para Orkut - MensagensMagicas.com

Direção e Produção do Blog

Minha foto
São Gabriel, RS, Brazil
Bacharel em Gestão Ambiental - UNIPAMPA

O que você acha da Globalização?

Biodiversidade: Ambiente Desejável!!!!!!

Biodiversidade: Ambiente Desejável!!!!!!
Lagoa Samuara - Caxias do Sul - RS - Brasil

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

SUSTENTABILIDADE NA MÍDIA!!!













































Durante meu curto espaço para entretenimento utilizei a mídia do Programa de Jô Soares ontem para absorver um pouco de conhecimento através de entrevistas a seus convidados. Iniciando nossos trabalhos, nesta postagem já temos a imagem do maior e sábio em ambientalista. Visão profunda dos fatos.CHICO MENDES. Justamente nesta noite estava lá nosso honrado Ministro do Meio Ambiente Carlos Minc. Foi uma entrevista muito agradável, mas com contras a respeito da propaganda política embassada nos fatos positivos e neles sendo atribuídos a participação do Excelentíssimo Sr. Presidente Luis Inácio Lula da Silva e sua Ministra-chefe da Casa Civil Dilma Rousseff . Apesar destes pontos publicitários, a entrevista estava muio interessante, pois foi retratado as questões da Amazônia e seus madeireiros ilegais, as prissões ocorridas naquela região, e os projetos para melhorar a economia da Amazônia sufocando o desmatamento ilegal. Algumas estratégias a serem desenvolvidas são a de tabelar um preço mínimo para o extrativismo vegetal de produtos como as castanhas, babaçu, dendê e outros. Com isto o preço mínimo está garantido um preço de reserva, mas os contras são referente a proteção pelas quais os extrativistas podem ficar nas mãos do governo. Políticas ara levantar o preço todos conhecem, lei de mercado da oferta e procura, onde para termos um preço bom para venda de nossa produção devemos estocar o cultivo até a entresafra para obter um preço melhor. Para forçar ainda mais preço o produto deve estar em falta no mercado econômico. Não podemos esquecer que esta técnica eleva o preço para o consumidor e restante da cadeia.
Outro fato importante foi o lançamento de um programa que vai beneficiar produtores ou madereiros de modificar a atual consciência de degradação e devastação da Floresta Amazônica.
Desta forma entrará em vigor um programa que visa valorizar produtores que preservarem e cultivarem novas espécies em todo território Brasileiro.
Outra questão bem importante foi a discussão sobre sustentabilidade ambiental, ou seja, produzir de forma equilibrada, mas que não foi bem esclarecido desta forma, pois todos sabemos que existem hoje profissionais especializados na área de Gestão Ambiental que possibilitam a realidade da produção sustentável. Para isto acontecer, devemos utilizar boas práticas de produção, reciclagem de materiais, utilização de tecnologias limpas e sempre visar o menor impacto e degradação possível, onde em cada atividade devemos adotar políticas de manejo adequado, como por exemplo na Agricultura, uso de plantio direto, insumos e fertilizantes orgânicos, técnicas de controle de erosão, entre outras. Na pecuária, tratamento biológico, rastreabilidade, menor uso de pesticidas, evitar produção em confinamento. Na indústria técnicas de controle de emissão de poluentes, reciclagem da matéria-prima, redução do consumo energético através de novas fontes, técnicas de manejo de efluentes. Na sua casa ou escritório, redução no consumo de água, coleta seletiva de lixo, redução no consumo de papel, cultivo de árvores e culturas hortifrutigrangeiros para melhorar a alimentação e síntese do dióxido de carbono em Oxigênio, entre outras. Visando isto, acredito que posso ter contribuído com a idéia SUSTENTABILIDADE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário